quarta-feira, junho 20, 2012

O cúmulo da preguiça?


Há uma associação de solidariedade lisboeta que fez na semana passada um apelo urgente: precisa de leite. Por cada telefonema que se faça para o número 760-não-sei-das-quantas, a associação recebe um litro de leite [não sei como isto funciona, mas desde que funcione, tudo bem]. Ora um litro de leite meio-gordo do Pingo Doce custa 46 ou 47 cêntimos [mais coisa, menos coisa], e admito que no Continente ou no Lidl até seja possível encontrar mais barato. E a chamada para o tal número de telefone custa 60 cêntimos mais IVA, o que dá quase 74 cêntimos.
Desde que a campanha começou, a associação tem divulgado no facebook o número de chamadas recebidas. Até ontem, um total de 1591. Ou seja, a associação tem, neste momento, 1591 litros de leite, quando, pelo mesmo dinheiro, poderia ter cerca de 2500 litros, se a matemática não me falha. Ora, sou só eu que acho que há algo de errado nesta equação?

Não ponho a “culpa” na associação. Eles precisam do leite, e aceitam-no da forma que lhes chegar. Mas as pessoas… sempre a escolherem o caminho mais fácil, mesmo que seja o que faz menos sentido. 

11 comentários:

Chicolaiev disse...

Uma palavra para essa campanha; Ridiculo!

http://omeupassaporte.blogspot.pt/

Jolie disse...

A campanha não é ridícula, o ser precisa é que talvez o seja, infelizmente.

E sei, por colaborar pontualmente com associações que beneficiam desta e de outras recolhas de leite, o quanto o leite faz falta e acaba sempre mais depressa do que é necessário.

Mais, já me acabou o último pacote de leite a um terço de um copo de alguém que estava a fazer a única refeição do dia às onze da noite, e, ainda tinha três copos vazios estendidos à espera da sua vez.

Ridícula é a fome que cada vez atinge mais gente neste país de uma forma escondida.

E tens toda a razão, Rosa, a doação direta é a mais vantajosa para todos e a ideal mas, já que a malta gosta de ter pouco trabalho, olha que se lhes aproveite a preguiça e consiga um pouco mais...

(desculpa pelo testamento)

Rosa disse...

Concordo completamente contigo, Costinhas. Daí a minha nota final. A associação faz o que pode, e se as pessoas telefonam mas não se dão ao trabalho de ir lá levar, evidentemente que tem que se lhes dar um número de telefone. Mais vale 1591 litros em vez de 2500 do que nada.

Xana disse...

É isso. As pessoas até tão dispostas a abdicar do dinheiro, mas não do tempo, nem do conforto, pelo que acabam por dar ao dinheiro uma utilização menos racional.

BlueAngel aka LN disse...

Preguiça, claro! Enfim... sem comentários, pq está tudo dito no comentário da Costinhas.
beijocas azuis :-)

mail enviado .-)

Rosa disse...

Tenho o mesmo problema aqui com as recolhas de sangue, Xaninha, e é mesmo isso que dizes: as pessoas não abdicam do seu conforto.

Joana disse...

eu preferia ir lá deixar 6 pacotes de leite... não sei porque mas tenho sempre alguns dúvidas com essas campanhas...

Sara disse...

É mais prático, não implica a deslocação... Mas sim, se enviarem um donativo, fazendo uma simples transferência, o dinheiro dá para mais e também não têm que se deslocar. Enfim.

S* disse...

Boa dica. Ainda por cima uma causa tão nobre.

ap disse...

Há um projecto que eu acredito pela sua simplicidade e pela forma como comunicam o que alcançam: Movimento 1 euro

sonia disse...

E o meu tio na terrinha a deitar tanto litro directo po esgoto...enfim!!!