quarta-feira, outubro 31, 2007

Do mundo, dos homens, do mundo de homens e da minha manifesta falta de pachorra para machismos

Há oito ou nove anos, já nem sei bem, numa apresentação de um todo-o-terreno, eu e o colega que seguia comigo capotámos. Era ele que ia a conduzir. Esta segunda-feira, numa outra apresentação de um outro todo-o-terreno da mesma marca, recordavam-se velhas histórias ao jantar e esta, claro, veio à baila. Percebi então que, passados todos estes anos, a maioria do pessoal continua convencida de que era eu que ia ao volante na altura do capotamento. Porquê? Porque eu era a única jornalista do sexo feminino presente na dita apresentação, claro.

Há pouco tempo, aqui na redacção, falava-se de designações de motores e eu lembrei-me de uma coisa que ainda não tinha comentado com os meus colegas: “É verdade, sabem uma coisa estranha? A Peugeot tem um motor VTI no 308”. “O quê? Não é possível. VTI é Honda”. “Pois, é por isso mesmo que eu estranhei. Pensei que isso fosse tudo registado”. “Não pode ser, Rosa, estás baralhada”. Já me estava a preparar para mandar um berro, quando entra na sala o colega aqui do jornal ao lado que tinha estado comigo na apresentação. E eu disse-lhe: “X., na apresentação, não anunciaram um motor VTI para o 308?”. “Pois foi. Estranho, não é?”, diz ele. E de repente, o resto da redacção reúne-se à volta dele: “A sério?”, “Que esquisito”, “Como é que é possível”, e ali ficaram, alegremente a debater o assunto, já sem a mínima ponta de incredulidade na voz. Refira-se que eu tenho o dobro de anos disto que esse colega. Mas, claro, não tenho uma pila.

35 comentários:

marília disse...

Pois, e falta da dita pila (neste como noutros assuntos) faz toda a diferença! Haja pachorra

Anónimo disse...

..."não tenho uma pila"....?
o problema não reside na tua falta de pila, mas sim na ausência da dita, nos teus colegas de redacção.
O machismo traduz-se no défice de densidade sócio-neuronal, que é compensada pela medição da razão em centrimetros.
Mas desculpa-me a franqueza... mas o que é um motor VTI? É mais económico? Menos poluente?...Ou é mais rápido?

joaninha disse...

gajos! :S


(pronto... reconheco q nao sao todos... so alguns!) ;)

*bjinhos*

Cromossoma X disse...

Rosa tu vais muito a' frente!
uau que ate saber o que e' um motor VTI...

Jolie disse...

podes não ter pila mas és uma mulher com tomates!

beijos!

Eumesma disse...

Pois, que mania que os homens tem que as mulheres nada sabem de certos assuntos, e que "há assuntos de homens e de mulheres"...

Machismo do %%/%/&$$%!!

Não há pachorra, se fosse cmg voltava costas e vinha embora!

E não te aborreças porque está provado que as mulheres conduzem mto melhor do que um homems, e de certeza que serão ainda mais cuidadosas com um todo-o-terreno nas mãos...:-)

Bjs

wings disse...

E ainda bem que não tens uma pila, diga-se! :o)
Quanto aos teus colegas, aposto que os pões na ordem num instante! ;o)
Beijo, boneca.

Xuinha Foguetão disse...

:)

Podes sempre tentar o implante.

Ahahahahah!

Beijos

MIN disse...

E que bom que é não ter...right?
bj

Cláudia Cunha disse...

Mas tens «as meninas» no sítio, topas? ;)

andorinha disse...

E ainda bem que não tens, miúda:)
Quanto a esses gajos, só têm pila e não têm mais nada..

Xana disse...

A vida ainda é assim. Infelizmente! Por mais caminhos que se desbravem em certos mundos (e tu desbravaste hectares e hectares!), eles serão sempre mundos de homens. Um beijo.

Eduardo Lara Alves disse...

Graças a deus e à genética na mistura de cromossomas.
Isso que te aconteceu é nada mais que os teus colegas com medo. Medo de perderem o protagonismo em alguns assuntos que julgam dominar. É típico de quem se limita a alguns assuntos.

Ana disse...

E é o que temos....

nelsonmateus disse...

??? ainda nã percebi onde esta o problema!? :S

carla disse...

A Tecnologia VTi (Variable valve lift and Timing Injection)dos motores a gasolina do 308 foi desenvolvida em parceria entre a PSA Peugeot Citroen e o Grupo BMW. Esta tecnologia permite melhores rendimentos em baixos consumos dos motores a gasolina.
Sei isto e sou mulher ;-)

... disse...

adorei ler os comentarios, este é um blog que nunca tinha visitado mas que ja adicionei nos favoritos.
boas continuacoes, eu vou passando

Anónimo disse...

Todos os assuntos ditos masculinos estão barrados às mulheres ainda que estejamos tão ou mais bem informadas do que eles. Isso deixa-os feridos na sua masculinidade. É como se estivessemos a invadir a sua privacidade...

Pedro Soares Lourenço disse...

Ui..., cá vai disto: ...que post tão pós-moderno e que comentários tão ridiculamente socialmente correctos. Olha Rosa, restantes meninas e meninos: eu sinto uma falta tremenda de um valente par de mamas sempre que vou a uma repartição pública. Sinto também falta de uma rica tranca quando apanho um taxi. E sinto falta de muitas outras coisas mas não digo aqui porque tenho vergonha.
Agora, Rosa, um conselho de amigo: Sai porta fora e antes de saires no portão vira à direita. Numa daquelas portas pede para falar com o LCS (esse mesmo) e diz que estás a pensar tirar a carta de moto (se é que ainda não tens). É garantido: nessas salinhas é tudo gente fixe... e dizem-se caralhadas à grande; não são meninos betos..., são homens à seria ;)

Toscarina disse...

Mais um prémio foi atribuído, quem sabe se um dia destes não é a sua vez?

É inveja, eles não gostam que uma "ela" perceba mais de motores que eles...

BlueAngel aka LN disse...

não tens pila, mas tem-los no sítio e isso é o mais importante. é coisa que muitos desses so called men não têm. Rosa rules!!! beijocas

Luis disse...

Eu acho que sei porque a maioria do pessoal continua convencida de que eras tu que ia ao volante na altura do capotamento, mas não digo. Bom ta bem digo, porque se fosse um homem, não havia campotamento, deve ser o pensar deles, claro.

AnaBond disse...

os homens esquecem-se que nós mulheres temos muito mais capacidades que eles.
sabemos tudo o que eles sabem (ok, nem todas, nem tudo, mas quase) e ainda sabemos o que nós sabemos e eles não sabem ou não querem saber.

homens...
ficam aflitos quando uma mulher lhes faz frente e mostra que sabe mais...

neva disse...

Infelizmente Portugal ainda vive na era dos sexos, onde cada sexo tem a sua presença definida por estereótipos. É engraçado pensar que estes estereótipos são fruto de culturas e que o que na nossa cultura de tugas é verdade noutras culturas não se aplica. Eu cá acho que de todas as pessoas que há em Portugal ou mesmo no mundo nós temos a liberdade de escolher aquelas que nos acompanham na vida como tal pessoas com fraca capacidade de auto-pensamento não tem necessariamente de fazer parte do nosso dia a dia. A pessoas assim só se pode mesmo é ter pena da sua falta de capacidade para se abstrair de estereotipo e preconceitos que já não fazem sentido na era em q estamos.

Zana disse...

Irrita-me solenemente a mania que os homens têm que as mulheres não percebem nada de carros. Nas oficinas então é um mimo. Já tive uma "pega" jeitosa com o responsável duma oficina por ser gaja, tive que lhe perguntar com o meu "melhor" ar de má quem é que conduzia o carro todos os dias, se ele ou eu.

Rosa disse...

Pedro Soares Lourenço,
Estás desactualizado, agora é preciso subir as escadas e virar à esquerda, até ao fundo do corredor ;)

Pessoal,
As situações aconteceram, claro. E irritaram-me, óbvio. Mas são casos pontuais. Se não respeitassem o meu trabalho, eu não estava aqui :)

Anónimo disse...

Crítica e Directa, como sempre!

Tenho uma chafarica nova: http://escreversobre.blogspot.com

Unknown disse...

Mas qual o espanto dum VTI no 306??!!!!! DAH (:0)

(o que é mesmo um VTI?)

;)

Mary disse...

Eles ficam assustados com a nossa segurança e a nossa rapidez na resolução das coisas, a nossa parte mais sensivel, ajuda e muito a compreender em 5 minutos o que eles muitas das vezes não compreendem, o mesmo se passa aqui para o meu lado, na empresa onde trabalho.

Mas enfim, já vi que não dá para lutar muito contra o nosso mundo HOMEM. As nossas empresas são muito masculinas, as decisões são muito masculinas e é muito complicado nós as mulheres impormos contra as ideias deles.
Admitem que somos muito profissionais, agora a tomada de decisão é sempre deles.

Mas deves ser das minhas, durona nas curvas :) e eles não gostammmm nada disssoooooo, ehehheheh



Beijos
Isa

Anónimo disse...

so por curiosidade...no grupo eram só homens ou tambem havia mulheres ??? só por curiosidade... :D
e k nos as vezes somos as primeiras a contribuir para esse facto pila = mais conhecimento (tema carros)
bjitaaaaaaaaaaa

Pedro Soares Lourenço disse...

Bom..., 1-0 ganhas tu. A desforra é um dia destes quando eu aparecer por ai.... ;)

Unknown disse...

Rosa não tem a ver com a falta de pila. Tem a ver com a inveja.
passo a explicar: achas que alguém que trabalha contigo vai querer dar o braço a torcer ... se for de fora..já querem saber...até porque a casa ao lado é sempre melhor que o do vizinho.
e olha que se capotasse um jeep...era um motivo de orgulho para mim.
beijo

Mãe Gabi disse...

Pummfffttt
haja pachorra para esses teus colegas!

Indivíduo disse...

Epa, as mulheres que acomentam este blog ou andam mal fod***s ou então são ums tendenciosas de primeira. Que se passa? agora os homens que desconfiam do conhecimento das mulheres são logo invejosos e machistas? Já não se pode desconfiar do que uma mulher sabe? Não será possível que a confirmação por duas pessoas do motor vti na pegeout torne o caso mais credível e inegável? Calminha nas hormonas meninas...O machimso nunca se resolverá com feminismo.

Indivíduo disse...

Não só mulher, mas também alguns homens mal fod***s...

Peço desde já desculpa pelo meu machismo invejoso...