terça-feira, novembro 21, 2006

Dá para crescer um bocadinho mais devagar?

Eu não me choco com facilidade. Mas hoje de manhã ouvi uma conversa entre duas meninas, na primeira fase da adolescência, quase crianças, que, sinceramente, me deixou chocada. Em que raio de mundo é que nós vivemos, afinal? Menininhas de 13, 14 anos que nem sequer sabem o que é masturbar-se, passam logo para o “vamos ver”. Ah, eu sou muito antiquada para entender estas coisas! Passar de brincar de bonecas para o banco de trás do carro de um marmanjo qualquer, assim, directo, sem passar pela casa de partida, sem receber dois contos (contos? viram como sou antiquada?), é o fim do mundo! Sou antiquada, pronto. Gosto de fases.

33 comentários:

SEAMOON disse...

Sim,realmente hoje assusta-me bastante(ou seja tb sou antiquada lol) a forma "precoce" da sexualidade ainda nos pré adolescentes ve-se atitudes e actos em demasia,e depois verifica-se através de uma quantidade de maes adolescentes,não sei se é ainda a falta de informação se tambem a falta de educação por parte dos pais,ainda se trata a sexualidade em casa como tabu,vai dai,bora lá exprimentar...
Mas que realmente agora tudo começa mais cedo é um facto.E é um facto com preços muito altos.

bjs

aNa disse...

se calhar o que é mau é elas com 13, 14 anos não saberem o que é masturbar-se, ou não? ;)

Miguel disse...

Olá, miudas de 13, 14 anos como objecto de desejo (Moda), apelo ao sexo sem afecto (programas de televisão), culto do corpo (publicidade), competição sem regras definidas (mercado de trabalho), criação da imagem de uma vida côr-de-rosa choque (comunicação social).......
É interessante verificar, que quanto mais percebemos a importância dos afectos no equilibrio humano (vários estudos recentes), mais nos preocupamos em satisfazer as expectativas que os outros têm de nós.

Um beijo :)

wings disse...

Tu hoje, além de antiquada, estás com muito mau feitio...
Mas não há como não concordar. É assustador como tudo acontece muito mais cedo. Muito mais assustador ainda para quem tem filhos, boneca, acredita. Beijo e as melhoras.

BlueAngel disse...

Concordo contigo 100%! Também acho que há fases, até porque isso faz parte do desenvolvimento natural de cada um transformando-nos depois em pessoas com mente sã (ou minimamente sã lol). Posso dizer-te que com 3 anos (há seis anos atrás) a minha afilhada explicou à avó que tinha dado um beijo na boca do colega pq "ele foi-se chegando, foi-se chegando e eu não tive como evitar, avó" e se achas isso um choque posso acrescentar que a minha sobrinha (com 6 anos) já acha a floribella demasiado infantil. Ahhhh pois é, e confesso que a mim tb me faz confusão. O mundo corre demasiado depressa e acho que os miúdos acabam por perder coisas muito giras que fazem parte do processo de crescimento.

Costinhas disse...

Eh pá... pronto... já me deixaste assustada!

Mas ainda tenho 10 anos para me preparar... acho!

Beijos

racker disse...

As crianças de hoje parece que já nascem ensinadas. E não me refiro só ao andar, falar, brincar, etc., mas também no que diz respeito a assuntos mais sérios. Eu não pertenço à mesma geração que tu, não fico assim tão chocado quanto isso, porque sei bem "o que a casa gasta", como se costuma dizer, ainda assim fico sempre surpreendido com o avanço que os míudos de hoje em dia levam! por outro lado, cada um inicia a sua vida sexual quando se sentir preparado para tal, mesmo que tal signifique que é só para não se ficar atrás das/dos amigas/os!

morango disse...

Concordo contigo, se começam logo com amassos no banco de trás, guerras com ex-namoradas, desilusões de amor, procuras de emprego, bebedeiras, saídas até às tantas, mentiras, empregos em call centers e berskas, gravidezes,….etc, etc. Aos 19 já viveram tudo!
Malta adolescente, ou geração Morangos (como agora se diz), vivam o dia como se fosse o último mas não levem tanto à letra, ok.
Vá e agora juizinho.

bjs

pp disse...

Rosinha,
eu cá tambem sou apologista das fases...acho é que as fases hoje em dia são diferentes :))))
E como na escola, há materia que deste no 12ºAno que agora dás no 10 ou até antes :))))
:)*

Et disse...

Por isso é que as miúdas, hoje em dia, já nem parecem miúdas!
Com 12, 13 anos já se começam a maquilhar, a usar roupas provocantes... e os pais vão deixando, ou porque estão demasiado ocupados em pensar noutras coisas ou porque não vêem mal nisso, pois afinal - pensam eles - elas só têem 11 anos!!!

Concordo inteiramente com o que disse miguel..

Patrícia disse...

Queres que eu fale a sério ou não??

É que se queres a sério, deixa-me dizer-te que é MESMO assustador. Eu também preferia que as coisas andassem um bocadinho mais devagar, e sinceramente assusta-me ter de lidar com isso. Quer seja porque tenho uma sobrinha que tem 10 anos quer seja porque vou ter um filho. Como é que se incute mais responsabilidade numa sociedade que em tudo leva à total desresponsabilização principalmente dos miúdos é obra.

Mas como sempre, sou um bocado depravada e fui incapaz de ler o teu post sem ver o outro lado. É que passar para o banco de trás de um qualquer marmanjo e nem sequer receber dois contos parece-me mesmo, mesmo um mau negócio...;)

joaninha disse...

é mesmo assim... a canalha agr cresce depressa que se farta! ja não se fazem crianças como antigamente...

;)*s

Phil disse...

não crescem, que é diferente...

Pedro Soares Lourenço disse...

E parafraseando os Ena Pá 2000 (desculpem lá a brejeirice) a masturbação é a bem da nação!

laida disse...

tenho uma filha com 6 anos,
e acreditem que fico assustada quando oico estas coisas.
mas è a realidade.

anonimo disse...

Rosinha
estou mais preocupado com os meus 3 "eles" do que com a "ela"!
Sinal dos tempos!
Já viste se uma marmanja qualquer abusa de um dos meus kidos na parte de trás de um qquer "charuto"? Ao menos que não seja um vw!
Nos tempos que correm é muito dificil para um pai aceitar uma gaija qquer para os nossos filhos!
beijo(se ao menos as míudas fossem todas como tu um pai poderia dormir mais descansado!)

João Filipe Ferreira disse...

pois..a mim tb me faz confusão, mas há algo que me deixa mm "chateado". Ver miudos, sim pk até aos 16 são miudos a fumar como gente crescida e a beber alcool..
eu já fui miudo e não era nada disto!! e penso que cada vez mais tende a piorar...enfim..dias que correm.
beijinho enorme menina de sorriso lindo

zeni disse...

Hoje em dia existe uma grande pressão para ser "crescido", para fazer coisas de "crescido", para perder a virgindade, que já tem hora marcada, na agenda! Os conturbados anos da adolescências ainda são mais conturbados, nestas condições.

elisa disse...

Deve ser bem difícil ser-se adolescente nos tempos que correm! Eu com essa idade só tinha paixões platónicas e o meu grande interesse era subir às arvores e jogar à bola com os miúdos da aldeia!!
Olha, eu tb me descobri antiquada!

Carlota disse...

Parece que somos quase todos antiquados... ;)

Rockeiro disse...

Realmente, a esta geração do Nestum é tudo muito precoce.
E faz-me confusão ver putos de 14, 15 anos que saiem a noite até ás tantas (iressponsabilidade dos Pais),que fumam (alguns já fumam charros), e que bebem que nem uns alarves (chots a bebida da moda, que tão bem faz á massa encefálica).Depois os Pais admiram-se quando as tantas da noite em casa descansados, recebem um telefonema do hospital a dizer, que o seu filho/a tá nos hospital internado por ter um coma alcoólico. Enfim ás tantas, tambem sou antiquado... ?!

P.s.1 - O blog está excelente e está adicionadíssimo aqui:

http://ante-camara.blogspot.com/

P.s.2 - Lindo Sorriso

Anónimo disse...

ehehm que despacho de geracao... sera que era melhor a nossa "rasca"?...

Nelita disse...

As fases exitem...
de hj em dia as pessoas tropeçam nelas...
a adrelanina do dia a dia...
a pressa de viver ..saba se la pk...
emanticipação ao rubro ...
eu tambem sou a moda antiga , e vejo isso como uma qualidade :)
mai nadaaaaaaaaa
bjitooooooo

Tiago Franco disse...

epá...13,14 anos também não...
Não tarda largam as fraldas e passam ao banco de trás do renault 5 (ainda assim acho que um VW dá um toque de classe ao assunto :))

"xdsnvewv" - bolas!!!!

Cristina disse...

olha pá, eu já tou por tudo...

daquinada nem chegam a sair da cadeirinha de bebé...dasse..

A mamã disse...

Sim Rosinha também estou como tu ..gosto de fases e vividas com tempo...enfim ai o que me espera com 2 filhas ....
Jinhos
Paula

inBluesY disse...

por mim´é fruto de excesso de telenovelas, excesso de mensagens vazias.

guga disse...

O que me irrita mais nelas é a leviandade que dão a momentos tão significativos e que são para elas apenas sexo e não amor.

bjs Sandra

PS: eu também sou antiquada e ainda bem

Tiago Ventura disse...

Eu, que tenho 18 anos, concordo plenamente com isso! Mas, por outro lado, vejo-me "atrasado" em relação aos meus colegas,que já perderam a virgindade, e eu ainda aqui ando metido em paixões e amores platónicos.
E fico até triste com isto td... Será que devia ter nascido dez anos mais cedo?

A questão é tomar consciência do que é melhor para mim. E não me importar de marcar a diferença. Se os meus colegas gostam de curtes, eu axo uma completa falta de sentimento. Se os meus colegas gostam de andar só porque sim, eu só dou esse passo quando há sentimento!

E acredito nisso, mesmo quando a solidão fala mais forte...

izzolda disse...

Estamos numa fase em que não há fases...elas voltam, elas voltam. O pior é que voltam muito alteradas...

Anónimo disse...

Eu tenho muito medo do futuro! Olhando para os adolescentes só me faz pensar que venho de um planeta diferente!

Eu não passei pela adolescência há pouco tempo (tenho 22) e sinceramente acho que a este ritmo as coisas rapidamente vão chegar a um "point of no return".

Como alguém disse, chocado não fico porque sei o que se passa, mas isto deixa-me muito triste!

Para corrigir o que disseram tenho que dizer que aos 15 anos não são alguns que já fumam charros, mas sim alguns que ainda não o fazem.

P.S.: Bom blog, já está nos favoritos :)

Bside disse...

Ora então...
1-Será que as meninas nao se podem masturbar e ir ao mesmo tempo pro banco de trás?
2-Lembram-se que qdo tinhamos 13/14 naquela altura já nos achavamos mto crescidos? ja andavamos a ver se conquistavamos alguma pra ter as nossas primeiras experiências reais da coisa?
3-Parece-me que mto em parte, esta fase se deve à emacipação da mulher, assim tipo flower power. Acho que mais ano menos ano, as meninas voltam a perceber que nós homens damos mesmo valor é aquelas que sabem viver as fases todas.
4-Relaxem, voces querem tb, ja com vontade de ter juizinho, é ir tb pro banco detras e sem passar pela casa de partida... Invejosos :D

Beijino e belo Blog

P. disse...

eu ca acho qu eisto agr é uma rebaldaria e q a canalha nao tem responsabilidade nenhuma...e a culpa é maioritariamente dos pais que fazem tudoo o que os menino s/meninas querem...
a juventude anda precoce demais..